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 Desenvolvimento Pessoal e Profissional

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Nathy
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Número de Mensagens : 32
Idade : 29
Localização : Piedade (aceito caronas na volta da facul ;D)
Data de inscrição : 22/02/2008

MensagemAssunto: Desenvolvimento Pessoal e Profissional   Sex Mar 07, 2008 12:07 pm

Fenômeno: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Definição: É um processo dinâmico de melhoria que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.

Tema:

Problema: Como alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Justificativa: Essa pesquisa é de grande utilidade, pois, impulsiona o profissional a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Logo, ajudará o profissional a crescer dentro do meio onde trabalha.

Palavras - Chave:
1. Motivação
2. Gestão empresarial
3. Planejamento de Carreira

Levantamento Bibliográfico:

1. a) Fonte: Bateman, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. - São Paulo: Atlas, 1998.

A motivação refere-se a forças que energizadas, dirigem e sustentam os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o de piscar os olhos ( que geralmente tem pouco a ver com a administração), é motivado. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequadas de su função essa pessoa será altamente produtiva.
Justificativa: Escolhemos este tema porque concordamos que uma pessoa altamente motivada vai elevar sua produção e atingir sua metas.


1. b) Fonte: Maximiniano Antonio Cezar Amaru

Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução digital.. - ed.-reip.- São Paulo: Atlas, 2007
O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna do próprio indivíduo (motivos internos) ou por alguma causa externa, do ambiente (motivos esternos). Motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas.
Motivação não significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa.

1. c) Fonte: Chiavenato Idalberto
Administração teórica, processo e prática. - São Paulo: Markron Books. 2000. 3ª Edição.
De um modo genérico, motivo é o impulso que leva a pessoa a agir de determinada maneira, isto é que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso á ação pode ser provocado por im estímulo externo ( provindo do ambiente) ou pode ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. Neste aspecto, a motivação esta relacionada com o sistema de cognição do indivíduo. Cognição (ou conhecimento) representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmo e do ambiente que a rodeiam.

2. a) Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2006.

Em um mundo constituído por organizações é compreensível que acadêmicos e gestores procurem entendê-los cada vez mais. Os gerentes podem estar preocupados com o desempenho de cada uma de suas unidades de negócio. Os clientes, por sua vez, analisam os produtos, os preços e as atividades de pós- venda como forma de avaliação organizacional. O mais significativo é que, a seu modo, cada uma está em busca da eficácia organizacional.



2. b) Fonte: Ferreira, Ademir Antônio
Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias - ed.. São Paulo: Jhonson Learing, 2006.

Independentemente do grau de transformação, dois elementos são constantes nesses modelos e teorias.
O primeiro deles é a contextualização. Um paradigma de gestão perde seu sentido se considerado fora da realidade em que surgiu. Desde os primórdios da civilização humana, qualquer empreendimento espelha o grau de desenvolvimento e os anseios da sociedade em que se insere: Suas limitações tecnológicas, o nível de abertura cultural do seu povo, o grau de inteligência do estado na vida econômica a autoridade de seus recursos.
O segundo fato que está sempre presente no surgimento de teorias e modelos de gestão e a necessidade de mudanças: Seja utilizado elementos tecnológicos para revolucionar a sociedade da época, seja respondendo as transformações impostas por sua sociedade, a comunidade empresarial é foco e alvo de mudanças. A única coisa que diferencia nossa época das anteriores é a velocidade das mudanças que se torna cada vez maiores.

3. a) Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2006.

Plano de carreira atualmente, torna-se cada vez mais importante conhecer e implementar possíveis concepções de planos de carreira, para melhor harmonizar as relações de trabalho entre os ocupantes dos cargos, além de facilitar uma melhor vizualização do futuro profissional dos participantes da organização. Quando uma empresa possui planejamento de carreira coerente com sua realidade, permitem condições que levam as pessoas a se motivarem, pois conseguem perceber quais são as chances de crescimento dentro da carreira. O plano de carreira é um dos fatores que melhor contribui para a motivação do grupo de trabalho.


Adoção Teórica

1. Fonte: Bateman, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. - São Paulo: Atlas, 1998.

A motivação refere-se a forças que energizadas, dirigem e sustentam os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o de piscar os olhos ( que geralmente tem pouco a ver com a administração), é motivado. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequado de sua função essa pessoa será altamente produtiva.

Justificativa: Escolhemos este tema porque concordamos que uma pessoa altamente motivada vai elevar sua produção e atingir suas metas.

2. Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

Em um mundo constituído por organizações é compreensível que acadêmicos e gestores procurem entendê-los cada vez mais. Os gerentes podem estar preocupados com o desempenho de cada uma de suas unidades de negócio. Os clientes, por sua vez, analisam os produtos, os preços e as atividades de pós- venda como forma de avaliação organizacional. O mais significativo é que, a seu modo, cada uma está em busca da eficácia organizacional.

Justificativa: Concordamos com esta definição por ser desta forma que trabalhamos. Esforçamos-nos e estudamos para fazer a melhor gestão empresarial e não podemos esquecer que a avaliação final do trabalho está no cliente, porque é para ele a eficácia organizacional.

3. Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

Plano de carreira atualmente, torna-se cada vez mais importante conhecer e implementar possíveis concepções de planos de carreira, para melhor harmonizar as relações de trabalho entre os ocupantes dos cargos, além de facilitar uma melhor visualização do futuro profissional dos participantes da organização. Quando uma empresa possui planejamento de carreira coerente com sua realidade, permitem condições que levam as pessoas a se motivarem, pois consegue perceber quais são as chances de crescimento dentro da carreira. O plano de carreira é um dos fatores que melhor contribui para a motivação do grupo de trabalho.

Justificativa: Se trata de um instrumento bastante útil na motivação profissional. As empresas que sabem trabalhar com esse instrumento motivacional acabam tendo bastante êxito em seus fins, pois tem uma equipe dedicada e entusiasmada a conquista de novas realizações pessoais e profissionais.

Rejeição Teórica

1. Fonte: Maximiniano Antonio Cezar Amaru
Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução digital.. - ed.-reip.- São Paulo: Atlas, 2007

O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna do próprio indivíduo (motivos internos) ou por alguma causa externa, do ambiente (motivos esternos). Motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação não significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa.
Justificativa: Um pouco incompleta, já que procuramos definições que se aproxime ao trabalho com pessoas.

2. Fonte: Ferreira, Ademir Antônio
Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias - ed.. São Paulo: Jhonson Learing, 2006.

Independentemente do grau de transformação. Um paradigma de gestão perde seu sentido se considerado fora da realidade em que surgiu. Desde os primórdios da civilização humana, qualquer empreendimento espelha o grau de desenvolvimento e os anseios da sociedade em que se insere: Suas limitações tecnológicas, o nível de abertura cultural do seu povo, o grau de inteligência do estado na vida econômica a autoridade de seus recursos.
O segundo fato que está sempre presente no surgimento de teorias e modelos de gestão e a necessidade de mudanças: Seja utilizado elementos tecnológicos para revolucionar a sociedade da época, seja respondendo as transformações impostas por sua sociedade, a comunidade empresarial é foco e alvo de mudanças. A única coisa que diferencia nossa época das anteriores é a velocidade das mudanças que se torna cada vez maiores.
Justificativa: rejeitado por colocar em questão autuada coisa que a liderar pessoas hoje está completamente fora de cogitação.

Análise de Exemplo:
a) Grupo desanimado, desmotivado.

Parecer: Segundo o manual de gestão empresarial, do autor Sergio Bulgacor, as autor Sergio Bulgacor, empresas que possuem planos de carreira e treinamentos para os seus profissionais, melhoram a harmonia, já que se consegue ver um futuro profissional. Plano de carreira é um fator que contribui para a motivação.

Hipótese: O desenvolvimento pessoal e profissional melhora o rendimento no trabalho.

Passos da investigação:

1. Desenvolvimento pessoal e profissional
2.1Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução digital.. - ed.-reip.- São Paulo: Atlas, 2007
2.2 Bateman, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. - São Paulo: Atlas, 1998.
2.3 Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

Objetivo: Pretendemos desenvolver habilidades para trabalhar com pessoas.
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Nathy
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MensagemAssunto: Re: Desenvolvimento Pessoal e Profissional   Sex Mar 07, 2008 12:08 pm

Sandro
eu coloquei um Hipótese e uma justificativa, mais, não tenho certeza se está correta.
Vê aí. e se não estiver me diz uma resposta... e aproveita e responde o TEMA, que seria um título pro trabalho.
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Sandro
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MensagemAssunto: Re: Desenvolvimento Pessoal e Profissional   Sab Mar 08, 2008 1:30 am

Nathy escreveu:
Sandro
eu coloquei um Hipótese e uma justificativa, mais, não tenho certeza se está correta.
Vê aí. e se não estiver me diz uma resposta... e aproveita e responde o TEMA, que seria um título pro trabalho.

BOM, O QUE VOCÊS ACHAM DESSAS MODIFICAÇÕES? scratch

Definição: É um processo dinâmico de melhoria que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço.

Tema: O desenvolvimento pessoal e profissional e suas implicâncias.

Problema: Como alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional?

Justificativa: Essa pesquisa é de grande importância, pois, impulsiona o profissional à conquista de um desenvolvimento contínuo. Logo, trará sua realização pessoal e profissional.

Palavras - Chave:
1. Motivação
2. Gestão empresarial
3. Planejamento de Carreira

Levantamento Bibliográfico:

1. a) Fonte: Bateman, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. - São Paulo: Atlas, 1998.

A motivação refere-se a forças que energizadas, dirigem e sustentam os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o de piscar os olhos ( que geralmente tem pouco a ver com a administração), é motivado. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequadas de su função essa pessoa será altamente produtiva.
Justificativa: Escolhemos este tema porque concordamos que uma pessoa altamente motivada vai elevar sua produção e atingir sua metas.


1. b) Fonte: Maximiniano Antonio Cezar Amaru

Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução digital.. - ed.-reip.- São Paulo: Atlas, 2007
O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna do próprio indivíduo (motivos internos) ou por alguma causa externa, do ambiente (motivos esternos). Motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas.
Motivação não significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa.

1. c) Fonte: Chiavenato Idalberto
Administração teórica, processo e prática. - São Paulo: Markron Books. 2000. 3ª Edição.
De um modo genérico, motivo é o impulso que leva a pessoa a agir de determinada maneira, isto é que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso á ação pode ser provocado por im estímulo externo ( provindo do ambiente) ou pode ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. Neste aspecto, a motivação esta relacionada com o sistema de cognição do indivíduo. Cognição (ou conhecimento) representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmo e do ambiente que a rodeiam.

2. a) Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2006.

Em um mundo constituído por organizações é compreensível que acadêmicos e gestores procurem entendê-los cada vez mais. Os gerentes podem estar preocupados com o desempenho de cada uma de suas unidades de negócio. Os clientes, por sua vez, analisam os produtos, os preços e as atividades de pós- venda como forma de avaliação organizacional. O mais significativo é que, a seu modo, cada uma está em busca da eficácia organizacional.



2. b) Fonte: Ferreira, Ademir Antônio
Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias - ed.. São Paulo: Jhonson Learing, 2006.

Independentemente do grau de transformação, dois elementos são constantes nesses modelos e teorias.
O primeiro deles é a contextualização. Um paradigma de gestão perde seu sentido se considerado fora da realidade em que surgiu. Desde os primórdios da civilização humana, qualquer empreendimento espelha o grau de desenvolvimento e os anseios da sociedade em que se insere: Suas limitações tecnológicas, o nível de abertura cultural do seu povo, o grau de inteligência do estado na vida econômica a autoridade de seus recursos.
O segundo fato que está sempre presente no surgimento de teorias e modelos de gestão e a necessidade de mudanças: Seja utilizado elementos tecnológicos para revolucionar a sociedade da época, seja respondendo as transformações impostas por sua sociedade, a comunidade empresarial é foco e alvo de mudanças. A única coisa que diferencia nossa época das anteriores é a velocidade das mudanças que se torna cada vez maiores.

3. a) Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2006.

Plano de carreira atualmente, torna-se cada vez mais importante conhecer e implementar possíveis concepções de planos de carreira, para melhor harmonizar as relações de trabalho entre os ocupantes dos cargos, além de facilitar uma melhor vizualização do futuro profissional dos participantes da organização. Quando uma empresa possui planejamento de carreira coerente com sua realidade, permitem condições que levam as pessoas a se motivarem, pois conseguem perceber quais são as chances de crescimento dentro da carreira. O plano de carreira é um dos fatores que melhor contribui para a motivação do grupo de trabalho.


Adoção Teórica

1. Fonte: Bateman, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. - São Paulo: Atlas, 1998.

A motivação refere-se a forças que energizadas, dirigem e sustentam os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o de piscar os olhos ( que geralmente tem pouco a ver com a administração), é motivado. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequado de sua função essa pessoa será altamente produtiva.

Justificativa: Escolhemos este tema porque concordamos que uma pessoa altamente motivada vai elevar sua produção e atingir suas metas.

2. Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

Em um mundo constituído por organizações é compreensível que acadêmicos e gestores procurem entendê-los cada vez mais. Os gerentes podem estar preocupados com o desempenho de cada uma de suas unidades de negócio. Os clientes, por sua vez, analisam os produtos, os preços e as atividades de pós- venda como forma de avaliação organizacional. O mais significativo é que, a seu modo, cada uma está em busca da eficácia organizacional.

Justificativa: Concordamos com esta definição por ser desta forma que trabalhamos. Esforçamos-nos e estudamos para fazer a melhor gestão empresarial e não podemos esquecer que a avaliação final do trabalho está no cliente, porque é para ele a eficácia organizacional.

3. Fonte: Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

Plano de carreira atualmente, torna-se cada vez mais importante conhecer e implementar possíveis concepções de planos de carreira, para melhor harmonizar as relações de trabalho entre os ocupantes dos cargos, além de facilitar uma melhor visualização do futuro profissional dos participantes da organização. Quando uma empresa possui planejamento de carreira coerente com sua realidade, permitem condições que levam as pessoas a se motivarem, pois consegue perceber quais são as chances de crescimento dentro da carreira. O plano de carreira é um dos fatores que melhor contribui para a motivação do grupo de trabalho.

Justificativa: Se trata de um instrumento bastante útil na motivação profissional. As empresas que sabem trabalhar com esse instrumento motivacional acabam tendo bastante êxito em seus fins, pois tem uma equipe dedicada e entusiasmada a conquista de novas realizações pessoais e profissionais.

Rejeição Teórica

1. Fonte: Maximiniano Antonio Cezar Amaru
Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução digital.. - ed.-reip.- São Paulo: Atlas, 2007

O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna do próprio indivíduo (motivos internos) ou por alguma causa externa, do ambiente (motivos esternos). Motivação é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação não significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa.
Justificativa: Um pouco incompleta, já que procuramos definições que se aproxime ao trabalho com pessoas.

2. Fonte: Ferreira, Ademir Antônio
Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias - ed.. São Paulo: Jhonson Learing, 2006.

Independentemente do grau de transformação. Um paradigma de gestão perde seu sentido se considerado fora da realidade em que surgiu. Desde os primórdios da civilização humana, qualquer empreendimento espelha o grau de desenvolvimento e os anseios da sociedade em que se insere: Suas limitações tecnológicas, o nível de abertura cultural do seu povo, o grau de inteligência do estado na vida econômica a autoridade de seus recursos.
O segundo fato que está sempre presente no surgimento de teorias e modelos de gestão e a necessidade de mudanças: Seja utilizado elementos tecnológicos para revolucionar a sociedade da época, seja respondendo as transformações impostas por sua sociedade, a comunidade empresarial é foco e alvo de mudanças. A única coisa que diferencia nossa época das anteriores é a velocidade das mudanças que se torna cada vez maiores.
Justificativa: rejeitado por colocar em questão autuada coisa que a liderar pessoas hoje está completamente fora de cogitação.

Análise de Exemplo:
a) Grupo desanimado, desmotivado.

Parecer: Segundo o manual de gestão empresarial, do autor Sergio Bulgacor, as autor Sergio Bulgacor, empresas que possuem planos de carreira e treinamentos para os seus profissionais, melhoram a harmonia, já que se consegue ver um futuro profissional. Plano de carreira é um fator que contribui para a motivação.

Hipótese: A busca por um desenvolvimento pessoal e profissional pode ser um fator fundamental na vida de uma pessoa.

Passos da investigação:

1. Desenvolvimento pessoal e profissional
2.1Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução digital.. - ed.-reip.- São Paulo: Atlas, 2007
2.2 Bateman, Thomas S. Administração: Construindo Vantagem Competitiva. - São Paulo: Atlas, 1998.
2.3 Manual de Gestão Empresarial/ Sérgio Bulgacor. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

Objetivo: Pretendemos desenvolver habilidades para trabalhar com pessoas.[/quote]
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